terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ESCOLA DR. FORTUNATO DE CAMARGO, EM ANGATUBA



Um dos grandes méritos do município de Angatuba no início do século passado deu-se na Educação quando foi construído o prédio que sediaria no futuro a escola Dr. Fortunato de Camargo.

Antigo Grupo Escolar de Angatuba, foi criada em lei no dia 26 de fevereiro de 1912 e instalada em 9 de abril do mesmo ano. 
Conforme Resolução SEE n° 20, de 24 de janeiro de 1976, publicado no Diário Oficial do dia seguinte, passou a escola a denominar-se E. E. P. G. Dr. Fortunato de Camargo.
Filho de Rodrigo Martins de Camargo e Maria Martins, Fortunato de Camargo nasceu em Bom Sucesso/sp.
Após fazer exames de Humanidades, seguiu para a Bélgica onde se diplomou em Agronomia.
Foi deputado estadual pelo 4o. Distrito e proprietário de terras na fazenda Aterradinho, em Angatuba.
Faleceu com apenas 42 anos de idade, em junho de 1913, vítima de uma pneumonia, deixando a mulher, Benvinda Martins de Camargo e cinco filhos: Clóvis e Rodrigo Martins de Camargo à época estudavam em Londres; as meninas Elza, Yvonne e Irene eram menores de idade. 
Está sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

Alguns dos professores que passaram pela escola: Antonina Moura, Maria Augusta Rodrigues, Hermínia Rodrigues, Maria de Almeida Melo, Afonso Basile, Mariinha Quarentei, Julieta Abdelnur Rodrigues, Aziza Abdelnur, Nelson Abdelnur, Cecília Favali, Izolda Malatesta Orsi, Mainha Orsi, Nadeje Pedroso, José Rodrigues, Naide, Enih Faria, Ivone Lisboa, César Lemos Ribeiro, Alzira Nogueira, Odete Rolim Rosa, Diva Moraes Camargo, Bruno Pucci, Maria Zoraide Camargo, Nair dos Santos Silva Orsi, Januária Simão de Almeida, Itália Julieta Basile, Júlia Leite de Souza, Euclydia, Elza Basile, e outros.

3 comentários:

  1. Fui aluno da Escola Estadual "Dr. Fortunato de Camargo" de Angatuba/SP, entre 1973-1976, antigo primário, hoje, ensino fundamental, ciclo I. A escola era e é conhecida como "Grupo Escolar". Em 2014, graças ao evento que contou com diversas parcerias - "Fortunato 200" - entregamos um exemplar, para cada criança, da minha primeira publicação como escritor: "Cronicranças 1 - Crônicas para Crianças - Perguntanças e Resposteiras". À querida escola que me ensinou ler e escrever, em seus gestores, funcionários e docentes, do passado e do presente, meu eterno agradecimento. 22/10/2015

    ResponderExcluir
  2. Eu José Lopes Motz nasci na Fazenda do Aterradinho em 22.03.1940, filho de Karl Motz alemão e Teresa Lopes Motz brasileira. Conheci na Fazenda o Dr. Clovis filho de Fortunato de Camargo. Fiz até o 3º ano primário e o 4º ano em Paranapanema. Fiz o 5º ano e o 1º e 2º ginasial em Itapetininga e o 3º e 4º ano e o Colegial em São Paulo.Fiz então u curso de Engenharia Elétrica na Escola Politécnica em São Paulo terminando o Curso em 1964 quando então fui para a cidade de São Carlos, SP, onde estou até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Olá, José Lopes! Então, estamos entre angatubenses. Prazer saber de você. Permita-me a liberdade. É que entre conterrâneos sinto-me à vontade. Moro em Sorocaba-SP e mantenho contato com a Maria Aparecida, filha de Levy e Eulina, família Lisboa. Lembra-se deles? Abraços de saúde! Élcio. Meu e-mail: elcioescritor@gmail.com

    ResponderExcluir