quarta-feira, 14 de outubro de 2015

FERRAZ DE VASCONCELOS: 62 ANOS DE VIDA INDEPENDENTE



 
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos declarou ponto facultativo no dia de ontem, por conta do Dia da Padroeira do Brasil, celebrado no dia 12 de outubro e do aniversário da cidade, comemorado no dia de hoje.
Daqui a pouquinho, a Prefeitura realiza desfile cívico na Avenida Brasil.
A história de Ferraz de Vasconcelos começa com a passagem de tropeiros pela cidade, que na época pertencia ao município de Mogi das Cruzes. 
Eles levavam alimentos, lenhas e carvão da região para São Paulo e outros vinham da capital do Império.
Daí surge o vilarejo, originado da parada destes tropeiros à beira de um córrego que foi sendo represado e passou a ser conhecido como Tanquinho. 
Fator determinante para o povoamento do município foi a construção da fábrica de lixas Gotthard Kaesemodel, que produz lixas com a marca "Tatu", e possui uma filial que funciona há mais de 80 anos no mesmo local. 
O nome da cidade é homenagem ao engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil, José Ferraz de Vasconcelos, mineiro, nascido em 1880; foi ele quem projetou a estação de trem da então Vila Romanópolis. Naquele tempo era comum batizar estações com o nome do engenheiro que as projetaram. 
Nas décadas de 40 e 50, muitos moradores importantes da cidade começaram a comprar diversas passagens para forçar a linha férrea a fazer paradas regulares na pequena estação. 
Em 14 de outubro de 1953, pela Lei 2456, Ferraz de Vasconcelos se emancipou de Poá e foi elevada à categoria de município. 
O primeiro prefeito foi Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, eleito no dia 3 de outubro de 1954. 
Desde a década de 1960 os diversos sítios e fazendas que existiam na cidade foram loteados e ocupados rapidamente por pessoas que trabalhavam na fábrica de lixa, o que culminou no rápido crescimento da população.
Fonte: blog Ferraz de Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário