domingo, 11 de outubro de 2015

DOBRADA: QUE LUGAR É ESSE?

Conforme testemunho de antigos imigrantes italianos, a região já contava, em 1893, com as primeiras habitações, recebendo o povoado o nome de Sesmaria dos Cocais. 
Em 1900 passou a ser conhecido Bairro do Santiago, em homenagem ao proprietário de vastas terras nas redondezas. 
O povoado funcionava como centro de pouso, que se distanciava igualmente dos dois municípios próximos: Araraquara e Taquaritinga. 
A estrada que os ligava, na altura do Bairro do Santiago, fazia uma dobrada perto de um riacho e, por influência dos tropeiros que por ali passavam, o povoado começou a ser conhecido como Dobrada. 
Em 1908, o núcleo recebeu o prolongamento dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara e, com eles, um crescente desenvolvimento.
Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Matão o Distrito de Dobrada. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Dobrada, por Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Matão, Sede do antigo Distrito de Dobrada. Constituído do Distrito Sede, sua instalação verificou-se no dia 01 de abril de 1965, segundo o IBGE.
OBS: as fotos são do site Memorial dos Municípios.

4 comentários:

  1. BACANA ESSE SITE, TENHO MAIS HISTORIAS DE DOBRADA. EMAIL-gilbertobertionha@uol.com.br
    16-991858534

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber sobre essas historias e sobreo pilares que nossa tao jovem dobrada foi construida

      Excluir
  2. Tenho feito pesquisas sobre DOBRADA,terra onde nasceu minha mãe e que acolheu meus avós italianos.Se tiverem alguma "dica" será maravilhoso! Minha avó veio da Itália com seu primeiro marido:Attilio Terenzi por volta de 1911.Ele era maestro,criou a banda da cidade onde tocava meu avô Isaias Benzatti ,que com ela casou após a morte do maestro.Meu avô Isaias era dono do maior armazem da localidade.Gostaria de saber mais sobre ele.Meu nome é Edda e o e-mail:eddamaffei@uol.com.br

    ResponderExcluir