quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O EMPRESÁRIO LUIZ FIORAVANTE



Faleceu no dia 1º de Maio de 2011, aos 84 anos, Luiz Fioravante, conhecido na cidade por seu desempenho na área de transportes de Sorocaba. 
Fioravante estava internado desde o dia 26 de abril e faleceu em decorrência de insuficiência cardíaca. 

Filho de imigrantes italianos que se instalaram na cidade de Itu, lá nasceu o menino Luiz.
Trabalhou com o pai no ramo de transporte até mudar-se para Sorocaba, em 1955, com a esposa Magdalena Ianni Fioravante, falecida em 2002, e os 3 filhos mais velhos, dois deles já falecidos.
Em Sorocaba, fundou a empresa L. Fioravante Ltda, iniciando sua primeira linha suburbana: Sorocaba - Salto de Pirapora. Também foi um dos pioneiros do transporte coletivo, sendo um dos fundadores da Viação Manchester (Vima), que operou o transporte urbano da cidade até o início da década de 1990.
Foi um grande incentivador do desenvolvimento de áreas que compõem a região do Cerrado, com destaque para o bairro Central Parque.
Uma das conquistas relembradas pelo filho Marco Antônio, noticiada pelo Jornal Cruzeiro do Sul, no dia 15 de novembro de 1970, foi a autorização do Departamento de Estradas e Rodagem para que a Empresa Luiz Fioravante desenvolvesse a linha Sorocaba-Santos-Mongaguá, atendendo desta forma, a uma reivindicação antiga dos sorocabanos, que sentiam falta de uma linha rodoviária direta para o litoral. 
Hoje essa linha é comercializada pela empresa Breda Sorocaba.
Luiz Fioravante era casado com Vera Lúcia Candida Braz e deixou os filhos Marco Antonio e Luiz Fernando.
Está sepultado no Cemitério Pax.
Jornal Cruzeiro do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário