quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O CASARÃO DO CHÁ, EM MOGI DAS CRUZES

No site da Secretaria de Estado da Cultura, diz que, de acordo com o Livro do Tombo Histórico, inscrição nº 204, página 55, de 06/12/1982, " A edificação do Casarão do Chá, inaugurado em 1942, se deve ao imigrante japonês Fukashi Furihata que, no período da Segunda Guerra Mundial, com os preços do chá em alta, decidiu construir uma fábrica para ampliar a sua produção. Posteriormente, a área foi loteada e vendida à família Namie que prosseguiu com o cultivo do chá até a década de 1960. 
O carpinteiro Kazuo Hanaoka (1899-1950) empregou no casarão técnicas japonesas associadas aos materiais comuns à nossa arquitetura. 
Toda a madeira da obra é de eucalipto tratado, inclusive as utilizadas nas estruturas das paredes em pau-a-pique. 
A singularidade deste edifício está no madeiramento aparente, não aparelhado, onde ressalta-se o formato original dos caules com partes das suas ramificações, e na engenhosidade dos encaixes das peças de madeira que dispensou o uso do prego. 
A cobertura foi estruturada através de tesouras de grandes dimensões, vencendo vãos de até 8,20 m. 
A sua planta, em dois pavimentos, foi projetada objetivando a racionalização do processo de beneficiamento do chá, adequando-a às diversas fases dessa produção.
O Casarão do Chá de Mogi consta de uma monografia feita por Celina Kuniyoshi e Walter Pires, que o Governo do Estado de São Paulo mandou imprimir em 1984; este exemplar faz parte do acervo de Luiza Válio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário