segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OS 201 ANOS DE CASA BRANCA

Ontem, o município de Casa Branca comemorou 201 anos.
A região cortada pelos rios Moji-Guaçu e Pardo foi percorrida durante o ciclo do bandeirismo, no século XVII, supondo-se aí ter passado também Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera.
Mas os registros históricos de Casa Branca, como povoação, só aparecem no fim do século XVIII.
O topônimo decorre de uma pequena casa caiada, existente ao lado do pouso de tropeiros que demandavam Minas e Goiás, aquém do ribeirão espraiado que banha a cidade, segundo o historiador Lafayette de Toledo. 
Contam que era a pousada onde Nazaré, seu proprietário, hospedava os tropeiros que percorriam a estrada real.
A vocação de Casa Branca como ponto de Convergência de caminhos se confirmou com a construção da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, na sua bifurcação da linha tronco com ramal para Minas Gerais.
Casa Branca destacou-se também no campo social e cultural, com um dos mais antigos estabelecimentos de ensino normal, o Instituto de Educação Dr. Francisco Tomas de Carvalho.
Sua evolução político-administrativa iniciou-se com a elevação à freguesia, em outubro de 1814, passando à vila em fevereiro de 1841 e a cidade, ainda no século passado, em março de 1872.
O território de Casa Branca, no século passado, compreendia os atuais Municípios de São Simão, Cajuru, Mococa, Santa Rita do Passa Quatro, São José do Rio Pardo, Santa Cruz dos Palmares e Caconde.
Fonte: IBGE

As fotos são do site da PM local





Nenhum comentário:

Postar um comentário