terça-feira, 27 de outubro de 2015

TORRE DE PEDRA




O município de Torre de Pedra foi criado em 30 de dezembro de 1991, e recebeu essa denominação por estar assentado sobre uma serra de 75 metros de altura. 
Suas referências mais antigas são do início do século XX, época em que seu núcleo original começou a se formar.
Um de seus primeiros marcos foi a criação da Igreja Presbiteriana Independente em 1906, que acabou trazendo para a região, em 1914, o pastor Uriel Antunes Moura, figura de grande importância na constituição de Torre de Pedra. 
Seu desenvolvimento foi inicialmente promovido pela agricultura e pela criação de porcos e cabras. Posteriormente, em 1932, chegaram ao lugarejo imigrantes alemães e um francês, que teria sido responsável pela introdução da técnica do plantio da batata, uma atividade que se firmou com o passar do tempo e criou condições de comércio com localidades vizinhas.
Torre de Pedra recebeu outro grande impulso em 1963, quando a construtora Andrade Gutierrez, contratada pelo Governo do Estado, iniciou a construção, nas imediações, de um trecho da atual Rodovia Presidente Castelo Branco.
Elevado à categoria de município com a denominação de Torre de Pedra, pela lei nº 7664, de 30-12-1991, desmembrado de Porangaba. Sede no antigo distrito de Torre de Pedra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário