domingo, 11 de outubro de 2015

ONTEM, FOI DIA DO MUNICÍPIO DE COSMORAMA

 
São 84 anos de fundação.
A fundação do município de Cosmorama resultou de um acordo feito entre o sitiante Antônio Cândido Borges e alguns fazendeiros da região para a permissão de instalação de uma pequena máquina beneficiadora de café nas terras do industrial Júlio Catini para aproveitar melhor a safra de café, em troca da doação de uma parte das terras para a formação de um patrimônio. 
A demarcação do terreno foi concluída em 10 de outubro de 1931 para definir os limites do povoado que recebeu o nome de Cosmorama. 
Por ocasião da revolução de 1932, com o envio de tropas para Tanabi a fim de guarnecer as fronteiras do Estado de São Paulo, a cidade de Cosmorama tornou-se um centro de operações, abrigando um posto militar de emergência. 
Dessa forma, ganhou um grande impulso e recebeu um número maior de forasteiros, tornando-se distrito do município de Tanabi, em 09 de setembro de 1936. 
A chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquarense e a proximidade com uma de suas estações possibilitaram que a vila progredisse ainda mais, sendo elevada a município em 24 de dezembro de 1948. 
site da pm local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário