quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ONTEM, NOVA GUATAPORANGA, RIBEIRA E TARUMÃ FIZERAM FESTA

Nova Guataporanga - 56 anos
A cidade surgiu de um povoado situado na região de Gleba Pau d’Alho. 
Fundado por volta de 1947, por José Alves Ferreira, teria recebido, inicialmente, o nome de Goataporanga. 
O desenvolvimento girou em torno da cultura cafeeira e a formação administrativa teve início em 30 de dezembro de 1953, quando foi criado o distrito no Município de Tupi Paulista.
Tornou-se autônomo em 18 de fevereiro de 1959, com território desmembrado dos municípios de Monte Castelo e Tupi Paulista.

Ribeira - 105 anos 

 Desfile_noticia
 
Tarumã - 88 anos

 

Com 21 anos de emancipação político administrativa, o município segue nos trilhos do desenvolvimento para se tornar cada dia mais uma cidade saudável.
Localizado na região oeste do estado de São Paulo, Tarumã, cujo nome no vocabulário tupi – guarani designa uma árvore silvestre medicinal, foi fundado em 20 de outubro de 1927, alcançando sua emancipação político administrativa em 1993. Sua população estimada em 2014 segundo dados do IBGE é de 14.027 habitantes e IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é de: 0,775.
Centrado na atividade Agrícola, o histórico do desenvolvimento de Tarumã está ligado à fertilidade de sua terra que durante boa parte do século XX esteve ligada a produção de café, migrando anos depois ao plantio e cultivo da cana de açúcar o que resultou na instalação de indústrias do setor que representam hoje a maior parte da produção agrícola do município. Um dos principais fatores que propiciaram a emancipação política de Tarumã, incide também pela presença do setor secundário no município, mais especificamente agroindústrias.
O comércio da cidade segue em ritmo crescente, apresentando uma estrutura diversificada, tentando satisfazer as necessidades do consumidor que cada vez mais tornam-se mais exigentes.
Afim de se tornar uma cidade cada vez mais saudável para se viver, as administrações ao longo dos anos sempre focaram suas ações no desenvolvimento do município proporcionando aos munícipes qualidade de vida nas mais diversas áreas.
Apaixonado por festas, o município se destaca pela qualidade na organização dos seus eventos. Com um calendário turístico e cultural elaborado para atender todos os públicos, o município realiza mais de 60 eventos por ano. A Festa do Tropeiro é uma referência em toda a região atraindo milhares de pessoas a cada edição, sem falar na festa da Folia de Reis, Festa Junina, e outras atrações que movimentam a cidade e toda a região.

Texto: Nelson Junior – Assessoria de Comunicação PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário