terça-feira, 13 de outubro de 2015

TRÊS FRONTEIRAS: QUE LUGAR É ESSE?


A cidade de Três Fronteiras foi fundada no dia 12 de outubro de 1947 pelos senhores Mário Bretas Saraiva e José Manoel Ferreira. 
Inicialmente, deram-lhe o nome de Marcondes Filho, porém mais tarde passou a chamar-se Três Fronteiras. 
Três Fronteiras está situada em terras que outrora pertenceram à Empresa Paulista de Colonização Ltda e Loteamento São José da Alegria, sendo os proprietários da empresa os senhores Daniel Saraiva (advogado), José Rossi e Mário Bretas Saraiva, sendo que este último dedicou grande parte de sua vida à fundação e ao desenvolvimento desta cidade.
No dia 08 de setembro de 1947, dia de nossa Senhora Aparecida, foi celebrada a 1ª missa no povoado “Marcondes Filho”, cuja data passou a ser considerada pelo povo o dia do povoado. 
Posteriormente, S.S. o Papa Pio XII, mudou o calendário religioso, transferindo para dia 12 de outubro, o dia consagrado à Nossa senhora Aparecida. 
Seguindo essa modificação no calendário religioso, a Câmara Municipal de Três Fronteiras, por meio da Lei n° 39, de 22 de agosto de 1961, instituiu o dia 12 de outubro, como “Dia do Município”.
O distrito de Três Fronteiras foi criado pelo Decreto-Lei n° 233, de 24 de dezembro de 1948, sendo que sua instalação ocorreu em 08 de maio de 1950.
Suas terras foram desmembradas do Município de Jales. 
 
O distrito de Três Fronteiras foi incorporado ao município de Santa Fé do Sul pela Lei n° 2456 de 30 de dezembro de 1953.
No ano de 1955, Três Fronteiras colocou na Câmara Municipal de Santa Fé do Sul quatro vereadores.
Através da Lei n° 5.285 de 18 de fevereiro de 1959, foi elevado a categoria de Município, com o território desmembrado do município de Santa Fé do Sul e atualmente, pertence à comarca de Santa Fé do Sul. 
Em 7 de outubro de 1959, o povo de Três Fronteiras elegeu seus primeiros representantes para ocuparem lugares no Poder Executivo. 
Venceram as eleições, os senhores: Miguel Renda e Pedro de Haro, Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário