terça-feira, 13 de outubro de 2015

O MAESTRO NELSON DE CASTRO

   

 
Musicista, compositor e maestro, nasceu na cidade de Viradouro/sp, a 14 de fevereiro de 1920.
Filho primogênito do saudoso e grande maestro JÚLIO DE CASTRO e Elvira Silveira de Castro.
Em Monte Azul Paulista (sp) Nelson de Castro casa-se a 30 de dezembro de 1943 com a prendada senhora Aracelis Alvares de Castro, de cujo matrimônio nasceu o filho Nelson de Castro Junior, médico brilhante radicado em Curitiba (PR) e também saxofonista como o pai.
Ingressou na Escola Militar no ano de 1944, cursando especialização de Sargento e servindo na Força Expedicionária Brasileira, na Itália. 
Ao regressar foi promovido e graduado 1º Tenente.
No ano de 1948, transfere-se com a família para Tupã, sendo admitido para trabalhar na Exatoria da Prefeitura no dia 8 de julho, época em que seu genitor o maestro Júlio de Castro assumira a batuta e reorganização da Banda Municipal, dando qualidade e ênfase musical.
Seguindo os ensinamento do pai e seus próprios dotes naturais de musicista emérito e de qualidade ímpar, Nelson de Castro organizava a 22 de novembro de 1949, dia de Santa Cecília, a Sua Orquestra Tupã, que viria ser o grande marco histórico e referência de orquestras de bailes de todo o interior de São Paulo e do Brasil, a gloriosa “NELSON E SUA ORQUESTRA TUPÔ com excepcionais músicos.
Em 24 de novembro de 1956, Nelson de Castro recebeu na cidade de Pindorama o seu primeiro galhardão - um troféu que lhe foi entregue pelas mãos do jornalista Corifeu de Azevedo Marques, como a melhor orquestra do interior de São Paulo.
Em dezembro de 1959, numa solenidade pública na avenida Tamoios, em Tupã, lançava a Nelson e Sua Orquestra Tupã o seu primeiro disco, um long play, sob a marca da Gravadora “RGE” de título ESQUENTOU O BAILE composto das músicas: Aurora, Ginga nº 5, Um Cachorrinho na Urca, Manhã de Carnaval, A Jardineira, K Xim Rock, Noite Feliz, Old Man River, Ginga Nº 2, Um Choro no Cuba, Tentation e Lembre-se.
Em 20 de novembro de 1961, Nelson de Castro recebe dos poderes municipais tupãenses o maior prêmio da cidade que sempre amou: o título de CIDADÃO BENEMÉRITO DE TUPÃ.
A 20 de julho de 1967, Nelson de Castro compôs no fio melódico a música do HINO DE TUPÃ, cuja letra da poesia é de autoria do professor Altino Rodrigues da Costa Martinez, que foi oficializada pela Câmara Municipal através da Lei nº 1.393, de 27/6/67.
Novo galhardão é conferido a Nelson de Castro em 1967, desta feita com o DIPLOMA DE HONRA do Concurso de Melhor Orquestra de Baile do Interior, conferido pelo Diretório Acadêmico de Bauru.
Em 1969, a Editora Beverly lança no mundo do disco o seu segundo long play gravado em 27 de agosto do mesmo ano e constituído das músicas: O Conde, The Ballad of John and Yoko, Que Pena, These Are Not My People, Mon Cherie Amour, Alaie, Tema de Amor de Romeu e Julieta, Happy Hear, Commet to Dire Adieu, Brother Long’s Travelling, Salvation Show, You’ve Made Me so Very Happy e Stormy.
Nelson de Castro e Orquestra sempre mereceu destaque dentre todas as orquestras brasileiras, pela categoria e qualidade musical do grupo e requintado repertório de especiais arranjos musicais, que tornaram padrão na época; motivos pelo qual troféus e homenagens especiais eram lhe conferidos seguidamente. 
Em Bauru novamente recebeu um troféu como MELHOR ORQUESTRA DE BAILE DO INTERIOR, que lhe foi outorgado pelo Dr Wilson Sandoli, presidente da Ordem dos Músicos do Brasil.
Numerosas outras homenagens e cartões de prata foram-lhe outorgados por autoridades de cidades de vários estados.
Em Tupã, Nelson de Castro tudo fez para a grandeza da cidade no vasto e grandioso mundo da música, merecendo o reconhecimento de todos os tupaenses em uma distinção ímpar, manifestada por cartões de prata, homenagens especiais e solenidades públicas através da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal; as emissoras locais: Rádios Piratininga e Rádio Clube, jornais Folha do Povo, Jornal de Tupã; Rotary e Lions Club além do deputado estadual Jamil Dualib.
Às primeiras horas do dia 7 de março de 1970, toda Tupã recebeu a triste notícia de que seu maior band-leader maestro NELSON DE CASTRO falecera na cidade de Santos, às 23:40 horas em seu apartamento na Rua Bartolomeu de Gusmão, 57 apartamento 93.
Horas depois seu corpo foi transladado para Tupã, onde ficou exposto à visitação pública durante todo o dia 8 de março sendo o seu féretro realizado com estilo e respeito por toda a população, realizando o sepultamento às 17:30 horas na necrópole municipal São Pedro.
A grande Orquestra Tupã continuou viva, tão viva quanto ao tempo do maestro Nelson de Castro, gerida e controlada pelo seu irmão GELSON.
A grande Orquestra Tupã de Nelson de Castro, que tantas e imorredouras glórias trouxe à Família Castro e a Tupã, após vários meses foi desativada.
Nelson de Castro terá sempre seu nome ligado a sua cidade de Tupã: no ensino, seu nome indelével está no “GRUPO ESCOLAR MAESTRO NELSON DE CASTRO”; no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire, em Tupã, está o registro do Maestro Nelson de Castro - Foi integrante da Força Expedicionária Brasileira atuando nos campos de combate na Itália.
Em Tupã residiu por vinte e dois anos, merecendo a amizade e o respeito de todos os seus concidadãos pelas suas qualidades morais e profissionais de líder de expressão, através de sua “NELSON E SUA ORQUESTRA TUPÔ . 
Consagrou-se em um dos mais famosos maestros do Estado de São Paulo. 
A presente biografia foi possível graças à colaboração do Rotary Club pelo prof. Paulo Ribeiro Costa; a Sr.ª Aracelis Alvares de Castro, esposa do saudoso maestro e a montagem desta homenagem esteve a cargo da Diretoria da Secretaria da Câmara Municipal de Tupã.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário